Patrocínio oficial

Notícias

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA “GUANABARA: TERRA, ÁGUA E VIDA – CONECTANDO CIÊNCIAS”

O encontro on-line gratuito, realizado em parceria com os projetos da REDAGUA,

acontece na próxima semana entre os dias 16 e 18 de maio pelo YouTube e vai falar sobre ciências,

conservação e a biodiversidade da Baía de Guanabara

 

Você já parou para pensar que a Baía de Guanabara ainda guarda muito mais vida e beleza do que se pode imaginar? Isso é o que pesquisadores, profissionais e colaboradores de diversas iniciativas que atuam na região vão mostrar durante o evento “Guanabara: terra, água e vida – Conectando ciências” que está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 15/05.

Realizado pelo Projeto Meros do Brasil em parceria com os projetos Coral Vivo, Guapiaçu e UÇÁ, patrocinados pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, o evento aberto e gratuito será transmitido on-line, entre os dias 16 e 18 de maio, sempre às 14h, através do canal do Projeto Meros do Brasil no YouTube.

“Este será o primeiro evento da Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA) sobre a Baía de Guanabara. A ideia é reunir pessoas, projetos e instituições para que possam falar sobre como seus diversos saberes, e fazeres, estão contribuindo para a vida da Guanabara, e de todos os seres que dela dependem”, explica Jonas Leite, coordenador do Meros do Brasil no Rio de Janeiro.

 

Para isso, durante os três dias de programação, os Projetos REDAGUA convidam pessoas e instituições com atuação de destaque na Baía de Guanabara a compartilhar conhecimentos e ações para discutir presente e futuro da segunda maior baía do Brasil.

 

O evento guarda um momento muito especial: a carta da Guanabara. Como resultado da conferência será produzida uma carta reunindo as intenções de futuro de todas essas iniciativas e do público participante. Qualquer pessoa pode contribuir desde já com a construção do documento – e ter seu nome incluído na assinatura da carta – através de um formulário disponibilizado na página de inscrição do evento.

 

“Esta carta irá compilar os desejos de quem conhece e vive a realidade da Guanabara, e quer ver a mudança desse território para melhor. Nesse sentido, todos que contribuírem com as suas ideias e percepções estarão participando ativamente deste olhar para o futuro e se apropriando do seu papel de cidadã e cidadão na construção da BG que queremos”, reforça Jonas.

 

 

Programação “Guanabara: terra, água e vida – Conectando Ciências”

 

No primeiro dia de encontro, 16 de maio, pesquisadores dos projetos Meros do Brasil e Guapiaçu recebem instituições como a Cooperativa Manguezal Fluminense e a Petrobras, para falar sobre “Restauração de Ecossistemas”. A ideia é mostrar os desafios enfrentados e as ciências possíveis para regenerar os diversos ecossistemas da Baía de Guanabara.

 

O segundo dia, 17, tem como tema a “Ciência Oceânica”. Conduzida pelos projetos Meros e o Coral Vivo, a mesa recebe convidados que tem tudo a ver com o Oceano, como o Grupo de Apoio à Mobilização da Década do Oceano – Região Sudeste e o Projeto Cavalos Marinhos, para mostrar as espécies habitam a Guanabara e o que está sendo feito pela sobrevivência da diversidade abaixo da linha d’água

 

Fechando o evento, dia 18, os anfitriões Meros do Brasil e UÇÁ recebem integrantes da Associação de Pescadores Desportivos Luthando Pela Vida, do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, da Cooperativa Manguezais da Guanabara e da Rede Nós da Guanabara, para falar sobre “Quem vive aqui e daqui”, com a apresentação de quem mora, vive, trabalha e acredita na região.

 

Ainda dá tempo de se inscrever e participar da construção da carta pela Guanabara. Para saber mais sobre “Guanabara: terra, água e vida – Conectando ciências” clique aqui.

plugins premium WordPress