Uma produção do Meros do Brasil em parceria com os Projetos Coral Vivo, Guapiaçu e UÇÁ, que juntos formam a REDAGUA,
a série com seis episódios está disponível gratuitamente em cinco plataformas de streaming
Já está no ar o primeiro episódio do Podcast “Águas da Guanabara”. De hoje até o dia 16/05, você poderá conferir sempre às segundas-feiras um episódio inédito da série que irá apresentar personagens cujas histórias se misturam à Baía de Guanabara (BG) e suas águas.
Produzido pelo Projeto Meros do Brasil em parceria com os projetos Coral Vivo, Guapiaçu e UÇÁ patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental formam a Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA). O programa está disponível gratuitamente em cinco plataformas de streaming Spotify, Deezer, SoundCloud, Apple e Google Podcasts.
Cada episódio, com duração de até 20 minutos, apresenta experiências transformadoras de seus entrevistados. Personagens que tornaram-se aliados da conservação inspirando e inspirados pelos projetos da REDAGUA e pela BG.
O capítulo de estreia apresenta a Rede e traz um apanhado do que será apresentado na série, e já no segundo episódio, o Projeto Meros do Brasil apresenta a história de Jaime da Silva. Um premiado pescador subaquático que pescou muito mero no passado e acabou se tornando um amigo e protetor da espécie Epinephelus itajara.
No dia 25/04 vamos conhecer o pescador e catador de caranguejo, Alaildo Malafaia, parceiro do projeto UÇÁ, para falar sobre a importância de compartilhar saberes e valorizar o conhecimento da comunidade local para somar esforços na conservação da natureza.
Em seguida, vamos falar sobre a cadeia da restauração ecológica. Maurício da Conceição Nogueira, viveirista e coletor de sementes, irá contar um pouco da sua trajetória de ex-caçador a restaurador de ecossistemas e falar sobre o impacto do Projeto Guapiaçu na sua vida e da comunidade local.
Finalizando a lista de projetos, a fundadora do Projeto Coral Vivo, Dra. Débora Pires, fala sobre como a Baía de Guanabara e seus exuberantes arredores despertaram o interesse da bióloga pela ciência marinha e pela conservação ambiental e sobre o resultado de mais de 40 anos de trabalho com os recifes de coral.
No último episódio Amanda Borges, Consultora da Gerência de Reflorestamento e Projetos Ambientais na Petrobras, vai falar sobre a sinergia da empresa com as ações de conservação e educação ambiental dos projetos da REDAGUA e também contar para os ouvintes como a empresa atua junto ao território da Baía de Guanabara.
A REDAGUA
A Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA), criada em 2019, reúne quatro projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ.
A Rede tem por objetivo a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação.
Além da atuação dentro do escopo particular de cada Projeto também promovem ações conjuntas e articuladas potencializando resultados para alcançar a melhoria socioambiental da Baía de Guanabara.
Juntos, os Projetos já mobilizaram mais de 3,5 milhões de pessoas em ações que promovem as boas práticas ambientais.
Para saber mais sobre a REDAGUA clique aqui.