No último fim de semana aconteceu a 2º edição do Robalo Master, evento esportivo que combina paixão pela pesca e compromisso com a ciência e a conservação
No dia 8 de março, o Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, participou da 2º edição do Campeonato Robalo Master Brasil, na Baía de Guaratuba, no Paraná.
O evento, que alia pesca esportiva e pesquisa científica, contou com a parceria entre os projetos Meros do Brasil, Robalo e Gestão Participativa, além do apoio dos participantes. A iniciativa resultou na coleta de dados valiosos para os estudos e a conservação dos robalos, peixes de grande importância para todas as modalidades de pesca.
Em dois dias de competição medimos 174 robalos-peva (Centropomus parallelus) e flecha (Centropomus undecimalis), e 20 exemplares receberam marcação para monitoramento. Além disso, tivemos a oportunidade de atuar como fiscais das embarcações, garantindo que todas as etapas – desde a captura até a devolução dos peixes ao mar – seguissem os protocolos corretos.
“Os eventos de pesca amadora desempenham um papel fundamental em nosso trabalho. Desde 2017, os campeonatos nos permitem coletar dados sobre os tamanhos dos peixes capturados, realizar marcações e promover a troca de experiências com diversos setores da pesca amadora. Dessa forma, fortalecemos a conexão entre a ciência e a sociedade”, destaca Matheus Freitas, gerente de Pesquisa do Projeto Meros do Brasil.
A participação no campeonato reforça como a união entre praticantes da pesca esportiva, cientistas e organizações ambientais pode gerar conhecimento e impulsionar práticas sustentáveis. Ao transformar a pesca esportiva em uma aliada da pesquisa, iniciativas como essa contribuem diretamente para a preservação das espécies e a gestão responsável dos recursos marinhos.
Crédito da imagem: Johnatas Adelir Alves