Patrocínio oficial

Notícias

Equipe do Ponto Focal Pernambuco faz monitoramento de pesca de gamboa

A equipe do Ponto Focal Pernambuco do Projeto Meros do Brasil realizou saída de campo dia 17 de abril de 2018 com a finalidade de monitorar a pesca de gamboa e, principalmente, de mapear, através da utilização de GPS, pontos estratégicos e esforço de pesca, abrangendo toda área de mangue e rios que passam pelos três municípios (Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré) compreendidos pelo complexo estuarino do rio Formoso, no Ponto Focal Pernambuco.

Com o apoio da presidente da colônia de pesca Z-07 (Rio Formoso/PE) e do biólogo/técnico do Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste, CEPENE, os colaboradores do Projeto Meros do Brasil também identificaram e mapearam as ações antrópicas de impacto negativo, poços profundos, portos pesqueiros, locais onde já foram identificados e avistados meros (Epinephelus itajara) e áreas potenciais para pescaria com gamboa.

Estas informações servirão para confecção de um mapa de utilização do sistema estuarino.

Sabendo da importância de recorrer ao Conhecimento Ecológico Local presente nas comunidade de pescadores, a saída de campo também teve o propósito de obter informações através de conversas informais com pescadores, pessoas estas com vasto conhecimento a respeito do mero, dos ambientes e também de outras espécies.

 

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. O PMB conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

plugins premium WordPress