Patrocínio oficial

Notícias

Diário do PMB na expedição científica pelos mares do sul do país

Texto: Jamile Beninca

A equipe do Projeto Meros do Brasil embarcou no dia 26/11/2012 às 16 horas no Navio de Pesquisa Oceanográfico Soloncy Moura em Itajaí com o objetivo de cumprir com os objetivos do Projeto Meros do Brasil e Pró-arribada com o intuito de realizar um levantamento das áreas de ocorrência de agregações de peixes recifais, entre eles o mero.

Partimos às 18 horas do mesmo dia rumo aos recifes artificiais no litoral do Paraná, dando início às atividades de mergulho logo cedo no dia seguinte. Apesar de algumas condições excelentes como ondulação baixa e ausência de vento, a falta de visibilidade tornou infrutífera nossas investigações, passando ao Parque dos Meros também no litoral do Paraná, a Ilha dos Currais e o naufrágio Camaro Braz. Nossa primeira noite a bordo foi no remanso da Ilha da Paz em São Francisco do Sul.

Nossa recompensa veio no dia seguinte. No dia 28/11/2012 três mergulhos foram realizados na estrutura da monoboia da Transpetro em São Francisco do Sul, com sucesso na obtenção de vídeos, imagens, check lists, censos, aplicação de protocolos e marcação de três meros foi realizada. Ainda pela manhã, a equipe seguiu para o Arquipélago dos Tamboretes, onde mais cinco mergulhos foram realizados no local.

No quarto dia da expedição dois pontos de parcéis foram checados próximo aos Tamboretes, e na sequência, a equipe seguiu novamente para a estrutura da Monoboia em S.F.S., e novamente uma boa base de dados foi obtida com sucesso nos seis mergulhos que foram realizados no local. No quinto dia da expedição três mergulhos foram realizados na Ilha dos Lobos e Laje Sul dos Lobos na Barra do Sul. No período da tarde seguimos para Itajaí e a pernoite ocorreu sob o luar e a brisa de nordeste na Ilha do Macuco, junto a Zimbros.

A partir de sábado a equipe seguiu para explorar diferentes áreas na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, com mergulhos inicialmente nos filhotes da Ilha da Galé, Ilha Deserta, e Ilha do Arvoredo. Apesar da constate variação da visibilidade e das temperaturas abaixo do esperado, foram realizados bons registros de imagens, vídeos, e aplicações de censos visuais das comunidades de peixes nas áreas investigadas. A previsão de retorno da expedição é quarta-feira, para a cidade de Itajaí.

Os parceiros envolvidos nessa expedição são: Projeto Meros do Brasil, Projeto Pró-Arribada, CEPSUL e Projeto Tamar.

Para ver fotos da expedição, curta nosso álbum no facebook: Meros do Brasil.

O Projeto Meros do Brasil é patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental.

plugins premium WordPress