A Mata Atlântica se estende pelo território brasileiro como um conjunto de formações florestais e ecossistemas, com restingas, manguezais e campos de altitude. No passado, ainda no pré-descobrimento do Brasil, se estendia por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do nosso território. Hoje, sobraram apenas 22% de vegetação original e apenas 7% estão bem conservados.
Porém, apesar de se encontrar reduzida e fragmentada, estudos recentes indicam que, na Mata Atlântica, ainda existam por volta de 20.000 espécies vegetais (35% das espécies brasileiras) e 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes, inclusive diversas espécies ameaçadas de extinção. É uma riqueza até maior do que a de alguns continentes, já que existem 17.000 espécies vegetais na América do Norte e 12.500 na Europa.
Por conta de toda essa importância, no dia 27 de maio comemoramos o Dia da Mata Atlântica no Brasil. Apesar dos anos de degradação das nossas matas, importantes iniciativas buscam soluções para contribuir com sua conservação e preservação. A Mata Atlântica contribui para o equilíbrio climático, além da produção de pescado e a manutenção de rios.
Com esse objetivo em mente, vários eventos foram realizados por todo o Brasil. O 9º Encontro Nacional pela Mata Atlântica, o Viva a Mata 2013, com o tema “Direitos e Deveres Ambientais”, foi realizado em São Paulo, promovendo discussões sobre a importância de se preservar a vegetação e lutando pelo cumprimento da legislação referente à Mata.
E na sua cidade? Como você pode participar? Busque eventos comemorativos no município onde você mora, ou proponha que atividades sejam feitas na escola do seu bairro. Simples atos como o plantio de uma árvore já são importantes e colaboram com o meio ambiente.
Fonte dos dados: http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica
Importante projeto na conservação da Mata Atlântica: http://www.sosma.org.br/