Você sabia que o Meros do Brasil possui cinco exposições abertas à visitação em diferentes municípios brasileiros?
Se você deseja conhecer mais sobre os meros, os desafios de sua conservação e as ações realizadas pela equipe do Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, agende-se para visitar os lugares abaixo.
Forte de Santo Inácio de Loyola, Tamandaré, Pernambuco
Além de informações sobre os meros e as atividades do Projeto no município e no Rio Formosos, aqui você vai encontrar a vida marinha retratada em um grande recife de coral de crochê feito pelas mãos de artesãs de Tamandaré e região. Uma exposição gratuita, aberta diariamente à visitação das 09h às 12h e das 14h às 17h, e realizada em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE/ICMBio), o Instituto Recifes Costeiros (IRCOS), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o PELD TAMS – Tamandaré Sustentável e a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Tamandaré/PE.
AquaRio, Rio de Janeiro
Localizado na área de visitação principal do AquaRio, em nosso estande você encontrará um ambiente inclusivo e acessível com piso tátil, informações em Braille e audiodescrição do espaço.
Entre as principais atrações está o mero tátil: uma escultura em madeira, feita em tamanho real para que você possa sentir e ter a dimensão da grandeza dos nossos itajaras.
A exposição está aberta todos os dias, com o mesmo horário de funcionamento do Aquário: das 9h00 às 17h00. A entrada é gratuita e a visitação não está vinculada ao valor de ingresso do Aquário, proporcionando uma experiência acessível para todos.
Aquário de São Paulo, São Paulo
Uma oportunidade incrível para mergulhar no universo dos meros! Nesta exposição permanente, você confere uma mostra fotográfica composta por imagens de meros da costa brasileira, registradas por fotógrafas e fotógrafos do nosso Brasil! E ainda, em São Paulo, é possível conhecer os meros pessoalmente.
Em parceria com o Aquário, realizamos nossos estudos de reprodução da espécie em cativeiro. Assim, no tanque Oceanário você tem a chance de encontrar cinco meros adultos, todos com mais de um metro. A exposição pode ser visitada de segunda a domingo, entre os horários de 9h e 17h.
Museu de História Natural do Capão da Imbuia e Zoológico de Curitiba, Curitiba, Paraná
Em Curitiba temos duas opções de visitação!
Além de conhecer mais sobre o peixe mero, o visitante poderá explorar a rica diversidade dos biomas brasileiros em dois locais distintos, em uma iniciativa realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Curitiba.
O primeiro espaço inaugurado está localizado no Museu de História Natural Capão da Imbuia, onde você também pode conhecer a rica biodiversidade dos biomas brasileiros. No estande você pode aprender mais sobre os meros com atividades interativas e ver de perto a reprodução de um exemplar feita toda de sucata pelo artista local, Marcelo.
O segundo espaço está localizado no Zoológico de Curitiba. Uma verdadeira vitrine com desenhos e informações sobre o peixe mero, e algumas dicas de ações para a sua conservação. No Zoo, as equipes frequentemente desenvolvem atividades presenciais com participação do público.
Ambos os espaços tem visitação gratuita e é indicado que escolas agendem suas visitas. O Museu está aberto de terça a domingo das 09h às 16h45, já o Zoo das 10h às 16h.