Patrocínio oficial

Notícias

CONSUMO RESPONSÁVEL E SEGURO DE PESCADO

As escolhas que fazemos no pescado que vai a nossa mesa hoje podem representar sérios riscos para nós e as espécies que consumimos no amanhã. Assim, para ajudar na formação de consumidores mais responsáveis, selecionamos uma série de dicas que compartilhamos aqui para saber mais sobre produção e consumo de pescado e os links para buscar mais informações sobre espécies ameaçadas de extinção.

 

Confira nossa seleção de dicas a seguir, se informe, e seja você também um consumidor responsável e cheio de atitude.

 

05 Dicas do PMB para um consumo de pescado seguro e mais responsável

 

1. Opte por comprar pescado fresco. Atente para a qualidade sanitária dos locais que você compra e observe se o pescado apresenta olhos salientes e com brilho, escamas ou carne firme (no caso de filés), brânquias avermelhadas, odor fresco/suave.

 

  1. Pergunte sempre sobre a procedência do pescado: saber quem pescou, como pescou e onde foi pescado ajuda a compreender e rastrear o que consumimos e pode evitar levar para casa um pescado que faz mal para nossa saúde e para o Oceano

 

  1. Dê preferência a pescados provenientes da pesca artesanal de pequena escala, assim você apoia as comunidades e o comércio local. De forma geral, são pescados economicamente viáveis, ecologicamente corretos e socialmente justos

 

  1. Não leve “baiacu por pirarucu!”: verifique se a espécie do peixe confere com a aparência do que você está comprando. Há várias formas de fazer isso. Se não for possível identificar o pescado busque mais informações com o fornecedor e na dúvida, mude a sua opção.

 

  1. Mesmo com essas dicas, em todas as situações fique atenta e atento ao que você leva para casa: muitas espécies que estão sendo vendidas podem estar classificadas em categorias de ameaça de extinção e isso também pode implicar em crime ambiental. Lembre: a extinção é para sempre!

 

 

 

Também preparamos algumas orientações para que você ainda possa fazer a escolha de consumir pescado da forma mais responsável possível. A decisão de um futuro para a humanidade e para o Planeta também está com você.

 

Evite o consumo de garoupas, badejos e bodiões fora do tamanho permitido e em período de defeso.

 

Vamos deixar para lá o consumo de raias e cações/tubarões? Além de estarem em grande parte ameaçados, estudos têm apresentado riscos para a saúde humana devido ao acúmulo de metais pesados nesses peixes.

 

A captura de algumas espécies de camarões ocorre de forma totalmente insustentável. Para se ter ideia, em alguns casos para obter um quilo de camarão outros 10 quilos de pescado são capturados e descartados!

 

Salmão nem sempre é a melhor opção! Os peixes provenientes de cativeiros podem apresentar uma série de enfermidades que prejudicam a saúde e o ambiente.

 

Sempre vale lembrar: meros estão ameaçados de extinção. A captura, transporte, comercialização e consumo é proibida por lei. Faça a sua parte evitando ou denunciando a captura, comércio e o seu consumo

 

 

Vamos fazer a escolha de consumir pescado da forma mais responsável possível? A decisão de um futuro para a humanidade e para o Planeta também está com você.

 

Quer saber mais informações?

 

Lista de espécies ameaçadas MMA

Link https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/lista-de-especies 

 

Guia de consumo responsável Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ 

Link https://www.macae.ufrj.br/nupem/images/stories/noticias/COMUNICAÇÃO/Guia_Ilustrado_de_consumo_responsável_de_pescados.compressed.pdf 

 

Guia de Consumo Responsável no Brasil da WWF

https://www.wwf.org.br/consumoconsciente/

 

Guia de Consumo Consciente da Costa do Descobrimento – Projeto Coral Vivo

Link https://coralvivo.org.br/noticias/coral-vivo-lan%C3%A7a-guia-de-consumo-consciente-de-pescado-da-costa-do-descobrimento 

 

 

Obs: Esse material segue em atualização.

plugins premium WordPress