Notícias

Ciência em dose dupla: duas pesquisas conduzidas pela equipe do Meros do Brasil são publicadas na revista Neotropical Ichthyology

Dois artigos produzidos por cientistas do Projeto Meros do Brasil foram publicados na segunda edição de 2025 da renomada revista Neotropical Ichthyology, uma das principais referências no estudo de peixes.

Avanços genéticos no Espírito Santo

No Espírito Santo, o estudo conduzido por Lorena Lopes Almeida, “Temporal genetic monitoring of juvenile Atlantic goliath grouper Epinephelus itajara (Perciformes: Epinephelidae) on the Brazilian central coast”, analisou a genética de meros juvenis ao longo do tempo na costa central brasileira. A pesquisa traz informações essenciais para compreender a saúde, a variabilidade genética e a conectividade das populações, contribuindo diretamente para estratégias de conservação da espécie.

Mudanças em agregações reprodutivas no Sul do Brasil

No sul do país, o pesquisador Leonardo S. Bueno assinou o artigo “Changes or disappearance of the Atlantic goliath grouper Epinephelus itajara (Perciformes: Epinephelidae) spawning aggregation sites in southern Brazil”. O trabalho investigou como as agregações reprodutivas de meros vêm mudando ou até desaparecendo ao longo dos anos. Essas informações são fundamentais para avaliar riscos, adaptar políticas de proteção e garantir que a espécie continue encontrando condições adequadas para se reproduzir.

Reconhecimento em destaque

Para completar este importante feito científico da nossa equipe, a Neotropical Ichthyology ilustrou sua capa desta revista com a foto do segundo artigo. Um reconhecimento importante, que reforça a relevância da pesquisa e a dedicação do Projeto Meros do Brasilpatrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, na conservação da vida marinha.

Para saber mais sobre os estudos, acesse aqui. 

Crédito da foto da capa: Leonardo S. Bueno

plugins premium WordPress