Patrocínio oficial

Notícias

BAÍA DOS MEROS INVADE O TEATRO OSCAR NIEMEYER

Iniciativa do Projeto Meros do Brasil em parceria com Teatro Oscar Niemeyer Niterói
promove eventos gratuitos de contação de histórias e exibição de curtas metragens
que abordam temas ambientais e sociais.

 

De carona com a tartaruga Mada em sua corrida para o mar, ou, com a curiosidade do aventureiro marinheiro Pedrinho, o público que visitou o Teatro Popular Oscar Niemeyer Niterói (TPON) no último sábado, 04 de março, teve a chance de viajar sem sair do lugar.

 

Realizada pelo Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, em parceria com o programa da instituição carioca “Educativo Teatro Azul”, a ação “Baía dos Meros” invadiu o TPON levando um mar de histórias sobre o Oceano e seus seres. Com o objetivo de levar a mensagem dos meros e da conservação da natureza para o público infanto-juvenil e também estimular a leitura através do lúdico, a ação contou com mais de 30 participantes. “Para além do mundo marinho, pensamos o conteúdo incluindo temas transversais, para que o público pudesse se sentir representado, conhecer novas possibilidades e também se reconhecer nelas. Isso importa muito para que a gente consiga gerar memórias afetivas que vão reverberar no futuro dessas novas gerações”, destaca Luana Seixas, supervisora de Educação Ambiental do Meros no Rio de Janeiro.

 

Amoras, de Emicida foi um dos livros que fez mais sucesso entre os pequenos participantes da contação de histórias que incluiu a presença de um personagem bem especial: o Merão. O peixe de pelúcia circulou entre o público e claro, também figurou entre as peças escolhidas para as leituras. A poesia Itajara que compõem o livro A teia das Águas, das autoras Roseana Murray e Bia Hetzel, juntamente com o já citado Amoras; A estrela do mar não sabia nadar e nem queria, de Luiza Roscoe Cavalcante; A corrida de Mada, de Beatriz Ribeiro; Faz muito tempo, de Ruth Rocha; e Lili, Pedro e o peixe caçador de tesouros de Angelika Glitz e Annete Swoboda foram os títulos apresentados na primeira de uma série de ações que devem acontecer até o mês de agosto.

“Sensibilizar as famílias, sobretudo crianças e jovens, para a causa do oceano é explicitar que nós somos parte do meio ambiente. E assim como somos impactados pelo meio, também influenciamos os mares e a Baía de Guanabara. Em eventos como este sempre aprendemos um pouco mais e o peixe mero é nosso simpático gigante guardião do saber. Para desvendar esse saber precisamos nos relacionar e interagir. Por isso as parcerias são importantes. Nós só preservamos o que conhecemos”, concluem Fellipe Redó e Julia Cardenas, do programa Educativo Teatro Azul.

Participe!

Se você perdeu a primeira ação, não se preocupe! Sempre à tarde, nos primeiros sábados do mês, temos um encontro marcado no TPON. Em maio e julho serão apresentados ainda mais de 50 títulos de livros voltados ao público infanto-juvenil. Já em abril, junho e agosto as histórias serão contadas pelo Cine Meros com exibições de curtas-metragens sobre o Oceano e a vida marinha. Esperamos você para mergulhar conosco nesse mar de conhecimento e diversão!

Agende-se:

21/04 das 16h00 às 18h00 – Baía dos Meros
06/05 das 14h30 às 16h30 – Cine Meros
03/06 das 14h30 às 16h30 – Cine Meros
01/07 das 14h30 às 16h30 – Baía dos meros
02/08 das 14h30 às 16h30 – Cine Meros

Teatro Popular Oscar Niemeyer Niterói

Inaugurado no dia 5 de abril de 2007, o Teatro Popular Oscar Niemeyer (TPON) é um espaço de formação de plateias e democratização do acesso à cultura ampliando o acesso aos bens culturais e aos seus meios de produção. Saiba mais sobre a programação do TPON em suas redes sociais: Facebook e Instagram.

 

 
 
 
 
plugins premium WordPress