Patrocínio oficial

Notícias

ARTIGO CIENTÍFICO PUBLICADO POR PESQUISADORES DO MEROS DO BRASIL ALERTA PARA O RISCO DE ESPÉCIES INVASORAS

Dois integrantes do time de pesquisa do Meros do Brasil em Alagoas colaboraram com artigo
que registrou duas espécies de octocorais invasores no litoral de Salvador

 

Recentemente foi publicado pela revista Journal of the Marine Biological Association (Jornal da Associação de Biologia Marinha do Reino Unido, em tradução livre) o artigo New non-native ornamental octocorals threatening a South-west Atlantic reef, em tradução livre “Novos octocorais ornamentais não nativos ameaçam um recife do Atlântico Sudoeste”.

 

Com a participação de dois integrantes do time de pesquisa do Projeto, o professor da UFAL e coordenador do Meros em Alagoas, Dr. Cláudio Sampaio e o supervisor de pesquisa no estado Dr. José de Anchieta, o artigo traz o que poderíamos classificar como uma notícia boa e outra nem tanto assim. O professor Cláudio explica: “Este é um artigo muito interessante e muito assustador. São dois novos registros de octocorais e uma destas espécies ainda não havia sido descrita pela ciência, mas ambas as espécies são invasoras”.

 

Essas espécies invasoras são consideradas um risco para os recifes brasileiros, já que se espalham rapidamente e acabam dominando o ambiente submarino impedindo que espécies nativas (originárias daqui) cresçam e cumpram seu papel ecológico. E isto é exatamente o que vem acontecendo na Praia do Porto da Barra, em Salvador, na Bahia.

 

Sarcothelia sp., espécie ainda não havia sido descrita pela ciência.

 

“Um dos corais, do gênero Sarcothelia, nativo do Oceano Pacífico, já está dominando o Porto da Barra, um ambiente que tem espécies endêmicas e é importante do ponto de vista turístico e também para a pesca”, complementa o professor.

 

A suspeita é que a introdução das espécies de corais tenha acontecido através do aquarismo. Para saber mais sobre leia também a matéria publicada na página da UOL, onde nosso coordenador em Alagoas explica com detalhes como esses corais podem ter vindo parar aqui no Brasil e como ameaçam o litoral de Salvador. Para ler o artigo científico na íntegra entre em contato com os nossos autores escrevendo para contato@merosdobrasil.org. Veja a referência aqui

 

Além dos pesquisadores do Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, assinam o artigo cientistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Harvey Mudd College, universidade que fica na Califórnia, Estados Unidos.

 

Crédito imagens: Cláudio Sampaio

plugins premium WordPress