Patrocínio oficial

Notícias

Arte e educação de mãos dadas para a conservação dos meros do Brasil

“A oficina leva aos alunos a importância de uma expressão de arte, das mais antigas, que é grafite. Desde as artes rupestres ela costuma expressar os costumes locais. O objetivo da arte nas ruas, é deixar que a comunidade perceba que as manifestações artísticas são grandes aliadas para a publicidade das ciências locais. É juntar a tradição, arte e ciência numa expressão. E para os alunos, foi mostrar que tudo está conectado e tem um resultado, consequência: comportamento humano, arte, conteúdo escolar. Trabalhamos geometria com eles” conta Jorge Galdino, artisticamente conhecido como Dó, Coordenador do PMB na Bahia e fundador e artista do Arte Manha.

Em menos de uma semana, artistas, professores e alunos cobriram os muros da escola com mensagens de conservação do meio ambiente por meio de grafite, tendo como espécie bandeira o mero, peixe criticamente ameaçado de extinção. O mero é uma espécie de garoupa, sendo a maior de todas no oceano Atlântico.

As técnicas utilizadas para o Oficina de Grafite foram: a geometria e realismo. As artes geométricas foram realizadas pelos alunos e ministrada por Dó Galdino e assessorada por Ruy Galdino, Ludimila Justino e Ricardo Passos. Já as artes de realismos foram feitas pelo artista Marcello Alcântara, vulgo OLHO. Nesta última, os alunos aprenderam o conceito e princípios básicos durante o processo de desenvolvimento dos grafites do artista.

O Projeto Meros do Brasil está presente em Caravelas, na Bahia, assim como no Pará, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha no país: UFPA, UFPE, Ufal, Movimento Cultural Arte Manha, Ufes Ceunes, Unirio, Instituto de Pesca SP, Museu de História Natural do Capão da Imbuia e Instituto Comar.

O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

{gallery}merosdobrasil/blog/2019-05_maio/grafite_caravelas{/gallery}

plugins premium WordPress