Em 15 de julho de 2011, numa operação do Núcleo Especial de Polícia Marítima-NEPOM / Polícia Federal, foi apreendida uma embarcação que realizava caça submarina com o uso de compressores no litoral de Santa Catarina, atividade proibida por lei em todo o Brasil. Nos porões da embarcação foram encotrados cinco meros (Epinephelus itajara), espécie protegida por lei federal (portaria IBAMA nº42/2007), que totalizaram mais de 300kg.
Segundo o biólogo Jonas Leite, foi a primeira grande apreensão de meros na costa catarinense.
Na embarcação também foram encontrados cerca de 30 espécimes da garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus), 5 badejos-brancos (Mycteroperca acutirostris), peixes da família Serranidae, e uma caranha (Lutjanus cyanopterus) da Família Lutjanidae.
Todos os espécimes apreendidos, cerca de 700kg de pescado, foram disponibilizados para pesquisas científicas, e tiveram informações biométricas e material biológico coletados. Este material contribuirá para a elucidação de algumas características do ciclo de vida destas espécies, e consequentemente, fornecerá subsidios para a conservação das mesmas.
A equipe da Rede Meros do Brasil parabeniza os oficiais do NEPOM/DPF de Joinville pelo empenho nas questões ambientais da região.
As reportagens exibidas em canais de televisão locais podem ser vistas nos links abaixo:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=196429&channel=47 (começa no 2:40min)