Patrocínio oficial

Notícias

Adeus a Vítor Almada

Biólogo e professor catedrático, lecionava há mais de 35 anos no ISPA-IU e coordenava a Unidade de Investigação em Eco-Etologia. Iniciou a sua carreira de investigação estudando o comportamento de peixes litorais, mas ampliou o seu trabalho à ecologia, biologia do desenvolvimento, evolução, genética molecular e biogeografia de peixes marinhos e de água doce. Foi precursor no estudo do comportamento de peixes e colaborou na fundação da Sociedade Portuguesa de Etologia, da qual foi presidente em múltiplos mandatos. Tem mais de centena e meia de artigos científicos publicados em revistas internacionais, bem como contribuições em vários livros em editoras nacionais e estrangeiras.

Segundo Prof. da UFES/CEUNES Maurício Hostim-Silva
“Vítor Almada foi um pesquisador dedicado e movido pela busca do conhecimento científico, sempre disposto a atender com atenção e carinho todos os pesquisadores que o procuravam em Lisboa. Em 2001 tivemos a oportunidade de realizar algumas saída de campo em Cascais, na busca de peixes de poças de maré. Foi maravilhoso verificar a sua magnífica capacidade de descrever com precisão as espécies por nós capturadas. A ictiologia portuguesa perde não só um grande entusiasta pela pesquisa científica, mas um grande Mestre que abriu caminhos para cientistas que atuam em diferentes as partes do mundo.”

Os pesquisadores e parceiros do Projeto Meros do Brasil, manifestam sua gratidão e prestam homenagem ao querido Prof. Vítor Almada, um belo exemplo para hoje e para as futuras gerações.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Vítor Almada acesse o link da reportagem “Nascido para Investigar” da rede de televisão portuguesa RTP:

https://www.youtube.com/watch?v=CtjIHfR19Sk

plugins premium WordPress