Em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, o Projeto Meros do Brasil enfiou o pé na lama
e participou de ações de educomunicação para chamar a atenção de um público direto de mais de 1.200 pessoas
sobre a importância da conservação destes ambientes
Os manguezais formam um ecossistema costeiro que representa a transição entre os ambientes marinho e terrestre. Muitas espécies de peixes, aves, mamíferos, crustáceos, moluscos e outros, reproduzem nos manguezais e assim como os meros, também encontram neste ambiente abrigo e alimentação nos seus primeiros anos de vida. Mas, apesar de sua importância ecológica e social – muitas famílias retiram seu sustento dessas regiões – os manguezais hoje se encontram em grande parte ameaçados por ações antrópicas.
Para levar esse entendimento a mais pessoas, no último dia 26, Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, a equipe do Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, entrou de corpo e alma em múltiplas ações de educação ambiental , envolvendo desde a primeira infância até a terceira idade, em oito dos nove estados de atuação.
No Paraná as ações envolveram alunos do ensino fundamental. Teve criação e contação de história sobre o caminho do lixo até os mangues e o mar, e teve também exposição de animais taxidermizados emblemáticos da nossa fauna como o guará, a lontra, o baiacu e o caranguejo, para mostrar a biodiversidade dos manguezais.
Em São Paulo, no Pará e no Rio de Janeiro, as equipes realizaram atividades de limpeza e educação ambiental com a comunidade local. Em Ubatuba (SP) a ação aconteceu no Rio Escuro; em Augusto Corrêa e Bragança (PA) fomos parceiros da ação promovida pelo Projeto Mangues da Amazônia nos mutirões realizados na comunidade de Araí, na praia de Ajuruteua e no manguezal da estrada Bragança-Ajuruteua; no Rio a atividade aconteceu em Magé, no Parque Natural Municipal Barão de Mauá, juntamente com os outros projetos que compõem a Rede de Conservação Águas da Guanabara.
No Espírito Santo, o mangue foi até a APAE. Dando continuidade a uma ação do Julho sem Plástico onde a equipe levou para a instituição folhas de árvores de mangue, propágulos e sedimento na intenção de mostrar um pouquinho desse ambiente para os alunos. Neste último encontro foi a vez de falar sobre o impacto do lixo neste ecossistema. Depois de uma conversa sobre a importância do manguezal, os animais que o habitam e suas ameaças, foi montada a muitas mãos uma árvore de mangue com as espécies encontradas neste habitat.
⠀
Em Alagoas, o Meros do Brasil foi convidado para participar das ações da II Semana dos Manguezais de Jequiá. A equipe levou para os visitantes o “Cine Mangue” com o curta “Itajara”, realizou atividades com a primeira infância para crianças entre 2 e 5 anos e também uma palestra sobre os manguezais em um barco escola. Em Maragogi, no mesmo estado, foi ministrada palestra sobre a ecologia dos meros no Workshop de Turismo e Desenvolvimento Sustentável organizado pela prefeitura municipal.
Na Bahia e em Pernambuco, as atividades foram um pouco diferentes! Em Caravelas teve conversa com a comunidade sobre os efeitos da expansão imobiliária na região que está dentro da Resex de Cassurubá e para trazer os manguezais para mais perto da comunidade, foi realizada a primeira oficina de entalhe na madeira com o tema: “Mangues e & Mãos” em parceria com o projeto “Arca das Artes e das Ciências” do Movimento Cultural Arte Manha.
Enquanto isso, em Pernambuco, participamos no litoral sul de uma barqueata em apoio à criação da Resex do Rio Formoso, um território importante para a vida marinha e também para as comunidades locais que vivem da pesca artesanal e do turismo comunitário. A barqueata percorreu cerca de quatro quilômetros, navegando pelos meandros dos rios do Complexo Estuarino do Rio Formoso e envolveu 40 embarcações e aproximadamente 150 representantes de pescadores, marisqueiras, barqueiros, Organizações Não Governamentais, unidades de ensino e da comunidade em geral.
Ao todo, as ações em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais envolveram mais de 1.200 pessoas, confira abaixo algumas imagens dessas atividades e se você tem interesse em saber mais sobre os manguezais, sua importância, ameaças e possíveis soluções para sua conservação clique aqui e assista o episódio “Manguezais” da série “O Oceano é o Nosso Meio Ambiente”.
{gallery}DiaManguezais{/gallery}