O Dia da Educação é comemorado no Brasil, anualmente, no dia 28 de abril. É marcado por atividades escolares e também por protestos ao longo do país, devido ao fato de que nossos professores têm travado uma luta histórica em busca de reconhecimento e melhorias. Neste dia, propõe-se uma reflexão sobre as taxas de analfabetismo, a qualidade e as práticas de ensino nas escolas brasileiras. Logo no momento em que acaba de ser aprovada no senado brasileiro a polêmica medida provisória que estabelece a idade média de oito anos para alfabetização. Uma meta a ser atingida em 10 anos! Para completar o cenário, no exame do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), último publicado em 2009, o Brasil ocupava o 53o. lugar dos 65 países participantes, apresentando péssimos números no que tange principalmente a compreensão da leitura.
Por outro lado, iniciativas também tem, aos poucos, modificado a realidade. No Brasil, a Educação Ambiental já é uma realidade enquanto componente no currículo escolar. Seu objetivo é criar no jovem uma consciência ambiental, no que diz respeito à preservação e à conservação do meio ambiente e propondo a criação de sociedades sustentáveis. A ideia é mostrar que o ser humano é parte da natureza, e não apenas um usuário dos seus serviços.
Vale lembrar que educação não é aprendida, tampouco exercida, exclusivamente na escola. A educação é algo inerente ao ser humano, que o acompanha por toda a vida. É aprendida e refletida em nós, nos outros e no ambiente em que vivemos, seja ele escolar, na nossa própria casa, no trabalho e com a natureza.
Faz parte do processo de educação de um povo conhecer a fauna e flora, tentando sempre achar maneiras de conservá-las. Por isso, o Projeto Meros do Brasil age em prol da conservação dos meros e ambientes marinhos e costeiros associados, pois entende que todos fazemos parte de uma mesma natureza e que estamos constantemente aprendendo a coexistir com ela.
Paulo Freire, talvez o maior educador brasileiro de todos os tempos, certa vez disse:
“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”
Para quem quiser ver um filme sobre a relação ‘natureza-aprendizado’, o longa-metragem “Indomável Sonhadora” é uma boa pedida. Trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=UH3rknu9B3A
Mas não poderíamos deixar de indicar os livros do filósofo e educador, Paulo Freire: http://acervo.paulofreire.org/xmlui