O dia 22 de abril não é só importante por marcar o descobrimento do Brasil. Mundialmente, ele é comemorado como o Dia da Terra. Nesse dia, mais de 192 países demonstram seu apoio pela proteção ambiental. A data foi escolhida em uma resolução da ONU em 2009, mas seu conceito e seu nome foram inspirados por uma conferência na UNESCO, em São Francisco, em 1969, quando o ativista John McConnel propôs que ele fosse comemorado no dia 21 de março de 1970, o primeiro dia de primavera do Hemisfério Norte daquele ano. O dia 22 de abril só foi escolhido um mês depois pelo senador americano Gaylord Nelson, e tinha seu foco concentrado apenas nos EUA. Só em 1990 a ideia se tornou internacional, com eventos sendo organizados em 141 países.
O objetivo da data é criar no mundo uma consciência em relação aos problemas de contaminação e conservação da biodiversidade da terra, assim como suas outras questões ambientais.
No campeonato italiano de futebol , o time Bologna decidiu usar camisas verdes no seu jogo do dia 21 de abril, contra o Sampdoria, em homenagem ao evento. É uma pequena demonstração de conscientização que, pelo grande alcance do futebol, pode chegar a milhões de lares e fazer com que milhões de pessoas abram os olhos para os problemas de suas cidades e até do mundo.
Nós, do Projeto Meros do Brasil, propomos que, neste dia 22 de abril, a gente pense em soluções que estão ao nosso alcance para podermos preservar nosso ecossistema descoberto 513 anos atrás, principalmente em nossas águas, habitadas pelos meros. Pequenos gestos locais podem fazer a diferença globalmente.
O que você pode fazer para ajudar?
Para mais informações, visite:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/dia-da-terra.htm