O 2º Ciclo de Formação da equipe e parceiros do Mero Móvel – PROJETO MEROS DO BRASIL foi constituído de um fim de semana intenso de debates, planejamentos e definições. Estiveram presentes na Ecovila São José – Florianópolis (SC), onde foi sediado o evento, representantes das Instituições parceiras e realizadoras do Projeto Meros do Brasil. Entre essas a Ecomar; Sala Verde Itajaí, Laboratório de Educação Ambiental – LEA/Univali; Grupo Cultural Tarrafa Elétrica; Trupe Sonora Casa de Orates; Associação SocioAmbientar; Observatório do Litoral Catarinense; Fazemos Comunicação; Associação Ambientalista Comunitária Espiritualista Patriarca São José (ACEPSJ).
As atividades começaram na sexta-feira (17/08) à noite com a chegada dos convidados e do Mero Móvel – veículo que será o meio de condução da equipe e parceiros do Projeto Meros do Brasil, do Ponto focal de SC, em uma expedição ambiental e cultural pela costa brasileira.
A chegada foi acolhedora e como forma de integrar os convidados e apresentar a Ecovila São José, foi exibido um trabalho de coragem e ousadia do diretor de cinema e jornalista, Ênio Staub, morador e fundador do lugar, o premiado documentário “Cone Sul”, com data de 1985.
O sábado (18/08) começou às 7h da manhã com um agradável despertar musical. Breve momento para o café da manhã e em seguida foi formada uma roda para reflexões e apresentações iniciada com a fala do professor e orientador de educação ambiental, José Matarezi, responsável pelo LEA (Laboratório de Educação Ambiental, da Univali). O mesmo apresentou a estrutura do PPP (Projeto Político Pedagógico), metodologia que irá subsidiar a construção do modelo de auto-gestão do Mero Móvel.
O dia correu com intensas avaliações, pontuando principalmente a vivência na Rio 20, a primeira grande ação estrutural do grupo e as lições aprendidas.
O retorno acompanhou o ritmo da manhã, com uma série de debates.
À noite participantes puderam apreciar o ritual do Temazcal. Nessa experiência, no calor de uma fogueira, onde são aquecidas pedras, todos juntos experienciaram uma limpeza de corpo e alma.
O dia foi encerrado com festa! O Mero Sarau na Ecovila, tendo a participação das crianças moradoras.
O domingo (19/08) teve o mesmo despertar do sábado e a roda de conversa onde mais pontos foram abordados.
Para encerramento teve exibição de dois vídeos, um sobre o 1º Ciclo de Oficinas e o do Rio 20, ambos produzidos, filmados e editados pelos integrantes do grupo de EduComunicação. Já uma colheita dos frutos desse trabalho.
O objetivo principal deste encontro foi a construção participativa de um modelo de auto-gestão para o Mero Móvel, tendo como diretrizes: princípios, valores, missão, contrapartidas, procedimentos, regras, segurança da equipe e equipamentos, encaminhamentos gerais e construção de uma agenda para dois anos.
Veja mais fotos no nosso álbum na página do facebook do PMB: http://www.facebook.com/pages/Meros-do-Brasil/351639994855824
O Mero Móvel faz parte do Projeto Meros do Brasil que é patrocinado pela Petrobras por meio do por meio do Programa Petrobras Ambiental.