O Projeto Meros do Brasil é uma iniciativa socioambiental de conservação que tem como principal objetivo a proteção dos meros e dos ambientes costeiros e marinhos por meio da realização de ações de pesquisa, educação e comunicação.
Porque surgiu o Projeto Meros do Brasil?
Sabendo do perigo que os meros corriam de desaparecer, em consenso com as demandas da sociedade, e parceria com o poder público, em 2002 um grupo de cientistas criou o Projeto Meros do Brasil, com o objetivo de pesquisar e conservar a espécie.
O que o Projeto faz pela conservação dos meros?
Em quase duas décadas de trabalho, o PMB tem oferecido os principais subsídios para a recuperação das populações de meros na costa brasileira.
Estudos de Biologia da Conservação, Biologia Populacional, Poluição Marinha, Genética, Valoração ambiental, Aquacultura tem contribuído com a criação de Políticas Públicas direcionadas aos ambientes marinho-costeiros e aos meros.
Atualmente as ações do Projeto estão voltadas para pesquisa científica, educação, comunicação, cultura e esporte, e buscam envolver as comunidades locais, valorizando o seu conhecimento, e toda a sociedade, promovendo, equidade de gênero, inclusão racial e de pessoas com deficiência.
O PMB em números
Cobrindo aproximadamente 1.500 quilômetros da costa brasileira, 9 estados e 48 municípios, nos anos de 2018 e 2019, o Projeto Meros do Brasil promoveu ações que abrangem 21 Unidades de Conservação (UCs); monitorou 140 espécies da fauna, sendo seis ameaçadas e 11 da flora. e produziu 42 publicações técnico/científicas.
Institucional
O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com instituições de ensino, pesquisa e cultura, formando uma Rede comprometida com a Conservação Marinha ao longo da costa brasileira.
-
Pará
Universidade Federal do Pará – UFPA
Belém e Bragança -
Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco
Recife e Tamandaré -
Alagoas
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Penedo -
Bahia
Movimento Cultural Arte Manha
Caravelas -
Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/CEUNES
São Mateus -
Rio de Janeiro
Associação Amigos do Museu NAcional – SAMN
Niterói e Rio de Janeiro -
São Paulo
Instituto de Pesca de São Paulo
Santos e Ubatuba -
Paraná
Museu de História Natural Capão da Imbuia
Curitiba -
Santa Catarina
Instituto COMAR – Conservação Marinha do Brasil
São Francisco do Sul
Além dessas instituições, mais de 80 outras parcerias também apoiam o Projeto Meros do Brasil.