Patrocínio oficial

Notícias

Conhecimento Ecológico Local

A Rede Meros do Brasil é a base para o fortalecimento de uma parceria denominada “Programa Multi-institucional de Conhecimentos e Práticas Locais”. As ações previstas neste programa vão nortear toda a equipe do projeto no envolvimento e uso do conhecimento e práticas dos pescadores e mergulhadores do Brasil, na pesquisa e conservação dos Meros e ambientes associados.
O papel potencial desta abordagem vai desde aplicações diretas no levantamento de informações ambientais, até em um envolvimento mais participativo da comunidade no processo de manejo dos recursos naturais.
Para o desenvolvimento do programa serão utilizados questionários e mapas mentais com pescadores, integrando as informações com a abordagem prática, para tornar o conhecimento ecológico local acessível a pesquisadores e tomadores de decisão. Os pescadores também poderão ajudar no fomento do turismo, identificando os melhores pontos, sugerindo localidades.
Outro objetivo do programa é trabalhar por um papel mais oficial das comunidades tradicionais dentro das políticas publicas, que possibilite uma participação mais ativa dentro de conselhos, fóruns e âmbitos de tomada de decisões.

O projeto Meros do Brasil vai atuar em diversas atividades praticas de pesquisa, educação e gestão, com os seguintes objetivos:

  1. Promover o Conhecimento Ecológico Local como fonte de novas informações para o manejo e conservação de recursos naturais marinhos e costeiros;
  2. Trabalhando para um papel ‘oficial’ do Conhecimento Ecológico Local na gestão ambiental;
  3. Empoderamento de comunidades locais;
  4. Formando uma cidadania pesqueira para a gestão marinha e costeira

A “VISAO DE FUTURO” do projeto Meros do Brasil é:

“…catalisar o desenvolvimento de comunidades que empreguem ‘sabiamente’ seu conhecimento sobre os ambientes locais para melhorar as praticas tradicionais de utilização sustentável dos recursos marinhos, de maneira socialmente justa, economicamente viável e culturalmente respeitosa. O emprego ‘sábio’ significa que estas comunidades possuem a habilidade e independência para sistematicamente agregar, avaliar e combinar seu conhecimento ecológico tradicional com o conhecimento acadêmico convencional, respeitando e recuperando a sabedoria e os valores de cidadãos anciãos. Significa também que os cidadãos locais são conscientes das responsabilidades que surgem uma vez que seu conhecimento ecológico local gradualmente encontra uma voz forte e empoderada dentro das estruturas de gestão ambiental e nas decisões relacionadas ao desenvolvimento da economia local. No contexto desta ‘Visão de Futuro’, e importante que cientistas, governantes, autoridades e ampla sociedade respeitem e considerem o conhecimento ecológico local como um sistema de conhecimentos robusto e confiável que pode complementar o conhecimento cientifico, ajudando-o a empodera-se nos processos de tomada de decisão. Isto e fundamental na criação de modelos institucionais, legais e políticos de co-gestao ambiental que equilibram e combinam diversos conhecimentos, considerando suas potencialidades e limitações. Estes ‘novos’ modelos de tomada de decisão deverão também ser capazes de se ajustar a taxas crescentes de mudanças políticas, culturais e ambientais da sociedade moderna. Isto devera acontecer na medida em que se aumenta a capacidade de aprendizado e adaptabilidade destas comunidades.”

Contato: Leopoldo Cavaleri Gerhardinger – leopoldo@merosdobrasil.org
Coordenador Programa de Conhecimentos e Práticas Locais (ONG ECOMAR – Meros do Brasil).

plugins premium WordPress