Por Redação Band SC
O peixe mero, Epinephelus itajara, de aproximadamente 2,5 metros, foi encontrado encalhado já morto
O peixe foi encontrado na manhã desta quinta-feira (27) na Beira-Mar Norte, Florianópolis. Devido as grandes proporções, o animal está sendo removido pela Companhia de Coleta de Lixo da região e sendo levado ao posto da Polícia Ambiental de Florianópolis.
Técnicos do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul) do Centro Especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Itajaí, entraram em contato com a equipe do Projeto Meros do Brasil, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, para que fosse possível acompanhar esse caso.
Uma equipe de pesquisadores do projeto está a caminho do local para fazer a coleta e dar o destino adequado ao material biológico procedente do animal. A coleta do material biológico é fundamental para o desenvolvimento do trabalho pesquisa e conservação da espécie.
O mero é uma espécie em extinção e é protegido por Lei no Brasil desde 2002. Em outubro deste ano os Ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente renovaram a moratória existente criando uma Instrução Normativa Interministerial (INI) Nº 13 que protege o mero da pesca, transporte e comercialização por mais três anos.