Vem com a gente saber o que estamos fazendo pela conservação dos meros e do Oceano
Novembro foi recheado de ações pela conservação dos meros e do Oceano. De norte a sul do país as equipes de Cultura e Educação Ambiental, e Pesquisa do Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, estiveram presentes em diversas localidades para compartilhar conhecimento e engajar mais pessoas na luta pela natureza. Confira abaixo, as principais atividades realizadas no último mês.
Pará
Em Curuçá teve circuito de visitas e apresentações do Projeto Meros do Brasil. Visitamos a Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente, a Associação de Pescadores, e escolas do município para levar a mensagem dos meros e estabelecer parcerias pela conservação.
Em Belém, no Colégio Rui Barbosa, teve apresentação do Projeto e do cronograma de atividades que vamos desenvolver com as turmas do 6º e 9º ano em 2025.
![](https://merosdobrasil.org/wp-content/uploads/2024/12/241118_S1_PA_VISITACURUCA_CURUCA_DiegoTrindade_004-1024x768.jpeg)
Pernambuco
Em Tamandaré, o Projeto Meros participou do evento “PREAMAR: Popularizando e Redescobrindo o Ambiente Marinho”. Realizado no âmbito das ações da XXI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e atendendo os objetivos da Década do Oceano. Passaram pelo nosso estande aproximadamente 150 alunos e professores das redes municipais e estaduais de educação.
Tivemos a honra de participar da primeira edição do “Noronha SocioAmbiental – Conexões para Conservação”. O evento percorreu diversos lugares da ilha e apresentou diversas dinâmicas, como palestras, exposições, aulas práticas, plantio de mudas, entre outras.
Nessa conexão participaram cientistas, comunidade local, guias e turistas, que compartilharam muitos conhecimentos sobre a natureza, no intuito de reforçar o valor da colaboração para proteger a biodiversidade.
Teve também atividade debaixo d’água nos recifes costeiros de Tamandaré para observação e fotografia de meros, e também para realização do censo visual da ictiofauna acompanhante.
![](https://merosdobrasil.org/wp-content/uploads/2024/12/241119_S1_PE_MERGULHORECIFESCOSTEIROS_TAMANDARE_BeatrizSantana_002.JPG-1024x768.jpg)
Alagoas
No início do mês, na praia do Pontal do Peba, na foz do Rio São Francisco, tivemos uma importante ação de limpeza. Em parceria com estudantes do IFAL Penedo, coletamos 180 quilos de resíduos que foram cuidadosamente separados em categorias como plástico duro, plástico mole, papel, papelão, metais, vidros e rejeitos em geral. Todo esse material foi destinado corretamente e encaminhado para a cooperativa de reciclagem local.
Já nos últimos dias de novembro, fizemos mais uma participação no Circuito Penedo de Cinema. A “toca do Mero”, como foi carinhosamente chamado o estande do Projeto em parceria com o Laboratório de Ictiologia e Conservação e o Laboratório de Ecologia Bentônica da UFAL, recebeu diariamente dezenas de famílias, crianças e jovens curiosos pelos trabalhos desenvolvidos no estado. Centenas de pessoas conheceram, além das linhas de pesquisa desses laboratórios, espécies invasoras como o coral-sol e peixe-leão, e outras criticamente ameaçadas de extinção como o mero, tubarões, tartarugas e baleias.
Bahia
Em Caravelas o mês foi Negro. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, as atividades realizadas em parceria com o Movimento Cultural Arte Manha trabalharam a ancestralidade. Veja mais aqui.
Espírito Santo
Em Guriri, teve mutirão de limpeza e realização da palestra “Poluição plástica: como isso nos afeta?” na Base do Centro Tamar/ICMBio de Guriri. Teve também palestra sobre o Projeto Meros e o peixe mero como parte da formação do time de voluntariado do Centro Tamar para fortalecer a parceria com a instituição e ampliar conhecimentos que são repassados a todas as pessoas que visitam o local. E a mais recente atividade realizada nessa parceria foi uma Oficina de Amigurumi para a comunidade tradicional de Barreiras. A equipe Meros apoiou a atividade realizada pelo Centro Tamar como fomento à geração de renda.
Em Vitória, marcamos presença no lançamento do livro “Baía das Tartarugas” do Instituto Últimos Refúgios. Saiba mais sobre a publicação aqui. Também estivemos presentes na I Jornada Capixaba de Cultura Oceânica e do I Simpósio sobre Manguezais do Espírito Santo.
Em São Mateus, rolou um bate-papo com a equipe do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira, Projeto Robalos-UFES e pescadores parceiros da vila de Povoação da Regência, como parte das atividades da Semana do Conhecimento na Universidade. Mais de 40 pescadoras e pescadores participaram da conversa sobre os meros e sobre a importância da parceria com comunidades tradicionais para o sucesso das ações de conservação.
![](https://merosdobrasil.org/wp-content/uploads/2024/12/IMG-20241108-WA0021-1024x768.jpg)
São Paulo
No estado, o mês foi dedicado às atividades com a primeira infância. Em Ubatuba, na Escola Quintal da Arte, teve contação de história e atividade lúdica sobre a retirada do lixo do mar para a primeira infância. Já na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, rolou uma atividade inspirada na famosa obra “Os girassóis”, de Vincent Van Gogh. As crianças reproduziram a tela e depois realizaram o plantio de sementes da flor girassol.