Notícias

Ciência no mar: a bordo do navio de pesquisa Soloncy Moura, Projeto Meros realiza coletas em Santa Catarina

Foram cinco dias de navegação pelas águas de Santa Catarina para uma missão importante: avançar no conhecimento sobre raias e tubarões e expandir a rede de telemetria.

A expedição foi realizada a bordo do Navio de Pesquisa Soloncy Moura, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL/ICMBio) em parceria com o Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e diversas outras instituições. 

Com consolidada expertise em tecnologias de monitoramento não invasivo, a equipe do Projeto Meros utilizou sistemas de filmagem subaquática com câmeras duplas (Stereo-BRUVs). Essa técnica avançada permite o registro e a medição precisa dos animais atraídos por iscas, revelando espécies que muitas vezes escapam aos mergulhos tradicionais e trazendo informações precisas sobre o tamanho das espécies observadas. 

No campo da telemetria acústica, a equipe do Meros agregou sua capacidade técnica na instalação de uma rede estratégica de 11 receptores acústicos na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Essa infraestrutura de ponta permitirá o monitoramento contínuo e detalhado da movimentação das espécies ao longo dos próximos anos, consolidando o projeto como referência no uso de tecnologias de rastreamento para compreender o deslocamento e o uso do habitat, tanto das espécies de raias, como dos meros já marcados pelo Projeto nos últimos anos.

Essa expedição científica ainda buscou compreender o comportamento das raias (hábitos alimentares e deslocamento) para avaliar o impacto positivo das áreas de proteção ambiental na preservação desses animais.

Para Áthila Bertoncini, coordenador do Meros do Brasil em Santa Catarina, o trabalho realizado só foi possível graças ao papel central do navio de pesquisa Soloncy Moura e de sua equipe. “É fundamental destacar o papel do Soloncy Moura na articulação de parcerias e na contribuição prática para o avanço do projeto. Essa união de esforços gera resultados significativos e beneficia todos nós.”

Para mais informações sobre essa pesquisa, clique aqui.

Crédito da foto da capa: Isaac Simao
Crédito da foto ao final da matéria: Ana Clara

plugins premium WordPress