Desde 1992, o Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado em 22 de maio, dia em que foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da data é voltar a atenção do mundo todo para a importância da diversidade biológica e a necessidade de protegê-la.
O tema escolhido para 2013 é “Água e Diversidade”, já que este é o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Nesse aspecto, é importantíssimo formar uma consciência crítica global no que diz respeito à racionalização dos recursos hídricos e aquáticos, que estão cada vez mais escassos. Apenas 0,003% da água do mundo é potável e está disponível para o consumo, o que afeta toda a biodiversidade terrestre, já que a água é um recurso renovável, porém finito.
A água circula pelo planeta em um ciclo próprio, influenciada diretamente pelos ecossistemas e toda a vida associada a eles. Isso envolve desde a vida marinha, o que inclui os meros, até a irrigação das colheitas dos alimentos que chegam à nossa mesa. Portanto, o uso consciente é uma necessidade enquanto cidadãos de um mundo limitado e com fronteiras cada vez menores.
É importante nos preocupar não apenas com o desperdício de água, mas também com o lixo que produzimos e o que é feito dele. Buscar opções de redução e reutilização são primordiais. Dar destino adequado e ter acessos à coleta seletiva e outros recursos que impedem que o lixo contamine as reservas de água também.
Você já verificou quais são os pontos de coleta mais próximos da sua casa? Você sabia que, em alguns municípios, você já pode utilizar seu lixo reciclável para abater sua conta de energia elétrica? Busque e apoie essas importantes iniciativas!
Parafraseando o oceanógrafo Jacques Cousteau, “Nos esquecemos de que o ciclo da água e o ciclo da vida são um só”.
Para mais informações, acesse o site do ICNF, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas: http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/eventos/dia-biodiv
Link do texto final da Convenção da Diversidade Biológica pela Organização das Nações Unidas (ONU): http://www.cbd.int/convention/text/