Neste último final de semana, ocorreu mais uma edição da maior manifestação cultural da colonização açoriana do país, a 19º Açor, na histórica cidade de São Francisco do Sul (SC). Representantes de mais de 50 instituições estiveram na cidade para participar e claro que, nós do Projeto Meros do Brasil, não poderíamos estar de fora.
O Projeto Meros do Brasil nasceu ali, em São Francisco do Sul, no ano de 2002, e agora, após 10 anos, é uma honra ter a oportunidade de participar e mostrar o que esse legado deixou de melhor.
A festa, que durou três dias, levou ao Centro Histórico de São Chico, tudo o que há de mais tradicional e autêntico da cultura açoriana: dança, artesanato, cantorias e gastronomia! Nós, do Meros do Brasil, levamos a tenda Memórias do Mar, que faz parte do projeto Mero Móvel.
A tenda ficou instalada ao lado do Mercado Público, e teve como objetivo levar informações sobre a conservação dos meros e dos ambientes associados à espécie. Passaram pela tenda crianças, adolescentes e adultos que participaram de atividades como exibição de vídeos do projeto, do circuito Tela Verde da Sala Verde Itajaí e Cineclube Caravelas, rodas de diálogos, exposição fotográfica com imagens da Cúpula dos povos – Rio 20 e exposições socioambientais com informações sobre o trabalho dos diversos parceiros do Mero Móvel: Ecomar, Laboratório de Educação Ambiental da Univali, Sala Verde Itajaí, Associação SocioAmbientar, Grupo Cultural Tarrafa Elétrica e Trupe Sonora Casa de Orates. No sábado, o evento ainda contou com a apresentação do Grupo Cultural Tarrafa Elétrica que encantou a comunidade com seu som peixeiro de raiz.
Esta é mais uma das atividades concretizadas com sucesso pelo Projeto Meros do Brasil patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.