Pescar e comercializar meros é proibido?
Os meros são peixes marinhos criticamente ameaçados e têm a captura proibida integralmente no Brasil desde 2002. A captura, o beneficiamento, o transporte e/ou a comercialização do mero são crimes ambientais, e infratores estão sujeitos à detenção, multa, ou ambas as penas cumulativas (Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008).
Como denunciar uma pesca/captura ilegal de mero ou outras espécies?
Em caso de denúncias é importante lembrar que o Projeto Meros do Brasil não atua na fiscalização e autuação de crimes ambientais como captura, transporte, beneficiamento e comércio de meros e outras espécies. Assim, as notificações recebidas serão encaminhadas para os órgãos responsáveis.
A parceria entre Ibama, ICMBio, prefeituras e demais órgãos dedicados à conservação da biodiversidade, como o Projeto Meros, é antiga e demonstra a importância da interação entre pesquisa, educação e fiscalização. Assim, se você presenciar pesca ilegal, denuncie através da Linha Verde Ibama pelo telefone: 0800 061 8080 que funciona de segunda a sexta das 07h às 19h. Você pode saber mais sobre o canal por esse link http://www.ibama.gov.br/fale-com-o-ibama-rodape
Para auxiliar, disponibilizamos alguns outros contatos úteis aqui:
No Pará, denuncie por meio do grupo GEMPA – Grupo de Ecologia e Manejo da Pesca na Amazônia, via direct através do perfil de Instagram: @gempa_ufpa
Você também pode entrar em contato com a Polícia Federal e/ou Polícia Ambiental de seu estado.
Quanto mais pessoas utilizarem os canais oficiais de denúncia, mais chances teremos de fortalecê-los.
Como denunciar a comercialização ilegal do mero em peixarias, feiras de rua ou outros locais?
A resposta acima também se aplica aqui. Além disso, você também pode entrar em contato com a Polícia Federal e com a Polícia Militar Ambiental do seu estado.
Onde encontrar informações para aprender mais sobre os meros?
Para aprender mais sobre os meros, acompanhe nossas páginas Instagram , Facebook, e também pela página oficial do Meros onde você encontra diversas publicações didáticas e técnico-científicas sobre a espécie. Sempre que quiser saber mais sobre as publicações entre em contato através do e-mail contato@merosdobrasil.org. Além disso, fique de olho na programação de atividades presenciais de comunicação e educação ambiental que poderão acontecer na sua cidade.
Por que os meros são considerados espécie-bandeira?
Os meros são considerados uma espécie bandeira por causa do papel que desempenham no meio ambiente, importante para a conservação de muitas outras espécies, incluindo a humana. Ao preservar os meros, consequentemente outras espécies e ambientes também são beneficiados. Saiba mais sobre aqui.
Ao encontrar um exemplar de mero vivo ou morto na praia, em uma área de manguezal ou mesmo em alto-mar, o que devo fazer?
Se você avistar um mero, lembre-se: essa informação é muito importante para os trabalhos de conservação da espécie, e você pode compartilhá-la conosco via WhatsApp ou telefone através do número (21) 99644-7157.