Projeto Meros participa da Gincana de Pesca de Robalo em um município do Espírito Santo e amplia comunicação sobre boas práticas do pesque e solte
O Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, participou, a convite da Prefeitura de Conceição da Barra, no Espírito Santo, da Gincana de Pesca de Robalo, para reforçar a importância do monitoramento e da conservação de peixes de interesse comercial, e, claro, dos meros (Epinephelus itajara), espécie criticamente ameaçada de extinção.
Tivemos a oportunidade de conversar sobre boas práticas de pesque e solte – baseadas no nosso guia sobre o assunto que pode ser consultado pelo site -,responsabilidade ecológica, preservação de recursos naturais e também participar de discussões sobre o ecoturismo da região.
O evento marcou a realização da primeira gincana na modalidade pesque e solte do município, e foi voltada para a captura de espécies de robalo-peva (Centropomus parallelus) e flecha (Centropomus undecimalis), mas, durante a competição, um dos participantes acabou capturando acidentalmente um mero. Seguindo a orientação da organização, o pescador comunicou imediatamente a nossa equipe que estava de prontidão para atender esse tipo de ocorrência.
A partir daí, realizamos os procedimentos de biometria (medição do peixe), marcação e devolução do merinho à água, assegurando seu bem-estar e a continuidade das ações de pesquisa e conservação da espécie.
O mero capturado tinha 58 centímetros e pesava 3,605 kg. O momento foi filmado e postado pelo próprio pescador, Sávio Luppi, em seu canal do Youtube e pode ser assistido aqui.
“Nossa participação na Gincana representou uma importante oportunidade para divulgar as ações de pesquisa e educação ambiental desenvolvidas pelo Projeto na região, além de uma possibilidade de interação com os pescadores e com o público em geral.” comemora Rafael Oliveira, supervisor de Pesquisa do Meros no Espírito Santo.


Crédito das fotos: Mario Vinicius Condini