Confira algumas dicas para você ter em mente na hora de comprar seu pescado
Com a Páscoa se aproximando, muita gente está se preparando para a tradicional Semana Santa, quando o pescado é a principal refeição em nossas mesas. Entretanto, é preciso ter bastante atenção ao consumir o seu pescado, pois sua escolha pode fazer diferença para o futuro da biodiversidade do oceano.
Pensando nisso, o Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, reuniu algumas dicas para garantir que seu consumo de pescado seja seguro e sustentável.
1 – Informação é a chave!
Informe-se e evite a comprar peixes que estão em risco de extinção. Você pode conferir a lista de espécies ameaçadas aqui!
2 – Confira a procedência do seu pescado
Compre de fontes responsáveis. Se possível, dê preferência para a compra direta de pescadores artesanais e locais. Se não for possível, busque fornecedores com práticas claras, procure sempre perguntar de onde vem o peixe que eu consumo?
3 – Atenção ao frescor
Observe: Olhos brilhantes e cheiro fresco garantem as chances de você estar comprando um peixe recém pescado.
4 – Compre o peixe inteiro
Uma boa dica é sempre comprar o seu pescado antes que seja retirada a pele ou filetado. Assim você tem certeza do que está levando pra casa.
5 – Fique de olho na sazonalidade
É importante saber sobre a temporada “do peixe”: valorize as espécies da época para um peixe mais fresco e local.
Consumindo com responsabilidade, você protege o meio ambiente e contribui para a preservação da biodiversidade marinha e dos meros!