Visando ampliar ainda mais esses horizontes e proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências, a Rede BIOMAR vem realizando, desde 2015, os Encontros Jovem Mar, que chegam agora à sua quarta edição. Pela primeira vez em formato virtual, acontecerá entre 25 e 27 de março, com uma série de atividades voltadas a uma maior integração e ao reforço do potencial dos jovens participantes na construção de um mundo melhor. Esta edição do Encontro será organizada pela parceria dos Projetos Baleia Jubarte e Tamar e contará com cerca de 100 participantes, que se reunirão através de plataformas on-line durante debates e oficinas, utilizando modernas ferramentas digitais. A programação do Encontro estará disponível nas redes sociais dos Projetos da Rede BIOMAR e contará com atrações abertas ao público geral, transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do Projeto Baleia Jubarte na quinta-feira, 25 de março, a partir das 19h.
Dentre as atividades previstas, que serão apoiadas pelos profissionais de Educação Ambiental dos projetos, e em sintonia com a Década do Oceano, estão diálogos sobre a importância do oceano e a relação pessoal de cada um com ele; os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e nosso papel para ajudar a alcançá-los; e muitas atividades lúdicas, com arte, música e valorização das contribuições de cada um.
Além de colaborar para o crescimento individual dos participantes, os resultados do Encontro Jovem Mar, como já vem acontecendo em edições anteriores, servirão para que os projetos da Rede Biomar aprimorem seus próprios programas educativos e de envolvimento dos jovens das comunidades costeiras nas ações de conservação do patrimônio natural costeiro e marinho do Brasil.
O Projeto Baleia Jubarte atua, há mais de 30 anos, na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil. É realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Realiza ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que têm contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental.
O Projeto TAMAR é pioneiro na conservação marinha no país, fundado em 1980, revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção no Brasil e atua pela preservação das tartarugas-marinhas ao longo do litoral brasileiro.
Projeto Meros do Brasil na Rede BIOMAR
Em outubro de 2019, o Projeto Meros do Brasil (PMB) passou a integrar a Rede Biomar, unindo-se aos reconhecidos esforços de outros cinco projetos que trabalham pela conservação de espécies marinhas e do oceano no país. São eles os Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, que assim como o PMB são patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Esta será a primeira participação do PMB no Encontro Jovem Mar, através do coletivo de jovens que integra também o Movimento Cultural Arte Manha, instituição parceira do Meros do Brasil na Bahia, e que realiza ações do PMB em Caravelas desde a primeira edição do Projeto.
No próximo ano, Meros do Brasil e Albatroz realizarão juntos a quinta edição do Encontro Jovem Mar.
O Meros do Brasil é o primeiro Projeto da Rede a ter um peixe como espécie bandeira de conservação. Acompanhe as atividades do PMB pelo site merosdobrasil.org.br e pelas redes sociais:
Facebook: Meros do Brasil
Instagram: @merosdobrasil
Você também pode entrar em contato com o PMB pelo e-mail contato@merosdobrasil.org ou pelo telefone FALE MERO 0XX48 99940-2109.