Além disso, o Brasil é o país que detém cerca de 12% dessa fauna em seu território. No entanto, as ações humanas têm impactado negativamente na conservação desses ecossistemas.
Dessa forma, colaborar para a conservação dos manguezais, apoiar os projetos que trabalham nessas ações ajuda diretamente a manter nossa fauna viva.
No Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, o Projeto Meros do Brasil (PMB), em Alagoas, participou da ação Limpa Mangue, coordenada pela Rede Nacional de Manguezais (RENAMAN) com atividades previstas para 12 estados brasileiros, desde o Pará até Santa Catarina.
Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas – UFAL, representada pelo Laboratório de Pesquisa em Estuários e Manguezais (LAPEM) e pelo Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC), realizou, no dia 26 de julho, um mutirão de limpeza na APA de Piaçabuçu.
O manguezal escolhido está localizado no famoso ponto turístico da região, a Praia do Pontal do Peba.
Quarenta e quatro voluntários coletaram em 1h, 191 kg de resíduos sólidos, composto majoritariamente por plásticos, que provavelmente têm origem terrestre, produzida por banhistas ou moradores locais.
Esse resultado sugere a urgência da melhoria das políticas públicas ambientais, aperfeiçoando o sistema de coleta e intensificando as ações de educação ambiental para que a população seja capaz de reduzir e gerir melhor seu lixo.
E em homenagem ao dia de hoje uma canção composta, tocada e cantada por crianças, resultado de atividades de educação ambiental com 50 alunos do 3º do ensino fundamental I da Escola Municipal Professora Eladir Skibinski, em Joinville (SC). Ação realizada em parceria com o Instituto Comar nas atividades SOS Manguezais.
Vejam o vídeo: https://www.facebook.com/projetomerosdobrasil/videos/473016796600796/
O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha no país: UFPA, UFPE, Ufal, Movimento Cultural Arte Manha, Ufes Ceunes, Unirio, Instituto de Pesca SP, Museu de História Natural do Capão da Imbuia e Instituto Comar.
O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.