Patrocínio oficial

Notícias

PMB na Feira Mundial da Sociobiodiversidade

Entre os dias 07 e 10 de Agosto, representantes de comunidades tradicionais do Brasil e do mundo se reuniram com pesquisadores, acadêmicos e gestores para propiciar diálogos interdisciplinares e interculturais sobre e salvaguarda dos recursos naturais e o patrimônio cultural. A equipe do Projeto Meros do Brasil também participou da feira, que ocorreu simultanemanente ao XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia e no XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, no que foi chamado de “Belém +30”.

       O Belém +30 foi realizado nos moldes do Fórum Social Mundial, que proporcionou um grande encontro internacional entre os povos e comunidades tradicionais, pesquisadores e a população em geral, com a socialização dos avanços científicos, éticos e jurídicos ao longo das últimas três décadas. O evento também debateu e alertou sobre as atuais ameaças à sociobiodiversidade do planeta.

 

A Feira contou com diversas atrações, como:

 

Produtos da Sociobiodiversidade – estandes de venda e escambo de produtos, promovendo a divulgação e comércio justo dos produtos dos povos tradicionais.

Festival Intercultural – Com o objetivo de promover a divulgação e valorização da diversidade cultural dos povos tradicionais, foram realizadas apresentações musicais, de dança, teatro e outras manifestações, incluindo destaques da cultura paraense, como carimbó, lundu, marujada, guitarrada, capoeira, tambor de crioula, cordão de pássaros, tambor de crioula, etc.

Cultura Alimentar e Gastronomia – Esta área da feira teve como objetivo promover e valorizar a culinária e práticas culturais regionais relacionadas à alimentação.

Etnozito – Zito é o sufixo preferido na linguagem popular Paraense para designar, carinhosamente, diminutivos. O Etnozito foi um encontro de crianças de todos os povos e etnias presentes no XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia e no XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.  Paralelamente à programação do Evento, os Zitinhos fizeram suas trocas de saberes e fazeres.

Veja o video com algumas imagens da Feira Mundial da Sociobidiversidade.

 

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo #InstitutoMerosdoBrasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a #ConservaçãoMarinha ao longo da costa brasileira. O #ProjetoMerosdoBrasil conta com o #patrocínioPetrobras por meio do #ProgramaPetrobrasSocioambiental @petrobras

plugins premium WordPress