Patrocínio oficial

Notícias

Ponto focal Pará faz diagnóstico de lixo em praia do Ceará

Estudo identificou os locais de maior concentração de bitucas de cigarro na principal praia da vila de Jericoacoara.

 

       Um dos objetivos do Projeto Meros do Brasil é fomentar a participação da sociedade na conservação dos meros através de ações de educação ambiental. Neste sentido, a equipe do Ponto Focal Pará coordenou no Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, um diagnóstico para identificar ao longo da praia principal da vila a presença de bitucas de cigarro, através de um cuidadoso delineamento amostral que permitiu conhecer onde havia maior concentração desse tipo de lixo.

       O resultado mostrou que as áreas próximas às barracas de bebidas e espreguiçadeiras são as que contêm maior quantidade. A partir desse estudo, os gestores do parque e a prefeitura de Jijoca, município onde se localiza o Parque Nacional, poderão programar ações de educação ambiental para efetivar a coleta específica desse tipo de lixo, promovendo uma limpeza direcionada. De acordo com o supervisor do ponto focal Pará, Tommaso Giarrizzo, na extensão de toda a praia foram feitas 200 amostras, nas quais cerca de 900 bitucas foram contabilizadas. O trabalho foi realizado em colaboração com os alunos de mestrado do Programa de Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio do ICMBio em Jericoacoara. 

 

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a Conservação Marinha ao longo da costa brasileira. O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental

plugins premium WordPress