Colabore com a Década do Oceano: estão abertas as inscrições para o Prêmio Meros de Conservação - Projetos Meros do Brasil

Em sua primeira edição, o Prêmio Meros de Conservação da Biodiversidade Marinha, promovido pelo Projeto Meros do Brasil, quer dar visibilidade às iniciativas brasileiras de conservação do Oceano Reconhecer, valorizar e divulgar iniciativas e projetos que promovem a melhoria do estado de conservação da sociobiodiversidade marinha brasileira. Esse é o principal intuito do Prêmio Meros do Brasil de Conservação da Biodiversidade Marinha – A Década do Oceano, que acaba de abrir as inscrições para sua primeira edição. Toda e qualquer organização não-governamental, representantes da sociedade civil ou instituições de ensino, que apresentem iniciativas com resultados e impactos comprovados no contexto da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, estão convidados a participar. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do Projeto até o dia 09 de dezembro de 2022. “O Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta, com 8 mil quilômetros de costa e com uma população voltada para o mar. Assim, nossa história como nação também foi construída. Por isso, nós, como Projeto que tem 20 anos dedicados à conservação, achamos muito importante dar a oportunidade de reconhecimento e visibilidade à outras iniciativas que ajudem na conservação da natureza em especial do Oceano, em um momento em que o mundo todo está revendo as suas formas de consumo e pensando que futuro vamos deixar para as novas gerações ”, explica Maíra Borgonha, gerente geral do Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. São consideradas elegíveis quaisquer iniciativas, de todas as partes do país, já concluídas ou em estágio avançado de execução (com resultados comprovados), que promovem a melhoria do estado de conservação da sociobiodiversidade marinha brasileira, no contexto da inserção e resultados que atendam metas Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável; do alcance dos objetivos da Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB); e da contribuição para alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A conservação marinha no Brasil é muito peculiar. Quem decide levantar essa bandeira passa por muitos percalços e dificuldades. Desde a captação até a execução, tudo é um desafio. Por isso, queremos olhar para essas tão bonitas e valorosas ações, criadas aqui, pela sociedade brasileira, pensando de um lugar de fala nosso, pela proteção da nossa biodiversidade brasileira, dentro do contexto da Década do Oceano”, destaca Maíra. O concurso é dividido em três categorias: Sociedade civil e iniciativas de base comunitária (ONGs, OSCIPs, coletivos, grupos, projetos entre outros com ou sem constituição jurídica); Projetos de iniciação científica realizados por jovens pesquisadores (estudantes de graduação ou formados há menos de 2 anos); e Protagonismo Jovem (iniciativa individual ou coletiva de pessoas com menos de 30 anos). “Buscamos fazer três categorias que de acordo com a nossa visão representam quem luta pela conservação ambiental nos tempos atuais. Temos muitas iniciativas jovens fora das universidades e de bases comunitárias que estão protagonizando mudanças importantes na mentalidade da sociedade e que merecem esse reconhecimento”, explica Maíra. As inscrições devem ser feitas através de um formulário on-line acompanhado de documentos e de um vídeo com até 1,5 minutos com orientação paisagem (as instruções podem ser conferidas no edital). Cada iniciativa só poderá ser inscrita em uma única categoria, sendo permitido aos órgãos, entidades e instituições participantes inscrever mais de um projeto desde que obedeçam às regulamentações do edital. Premiação As iniciativas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por membros experientes em temas relacionados à área de conservação da biodiversidade marinha, que irão analisar a conformidade documental, elegibilidade, qualidade e clareza das propostas, tendo como critérios relevantes inclusão e diversidade. As iniciativas vencedoras de cada categoria receberão troféu, certificado, kit promocional e prêmio em dinheiro no valor de R$ 500 para o primeiro lugar; R$ 300,00 para o segundo e R$ 200,00 para o terceiro. O resultado será divulgado no dia 21 de dezembro de 2022. Para se inscrever clique aqui.