CARAVELAS GANHA MAIS UM “MURO PELOS MEROS” - Projetos Meros do Brasil

Projeto Meros do Brasil realiza mais uma oficina de grafite pela conservação dos meros e dos manguezais

 

Cultura oceânica, a gente vê por aqui! Caravelas, cidade histórica e litorânea da Bahia, acaba de ganhar um novo “Muro pelos Meros”. A criação de Dó Galdino, arte-educador autodidata e coordenador do Projeto Meros na Bahia, foi reproduzida por 28 pessoas em um painel de grandes proporções no centro da cidade. O muro da Creche Municipal Casulo Sossego da Mamãe abriga desde o início de setembro o “Berçário da Itajara”.

 

Ao longo de 13 dias, integrantes do Projeto Arca das Artes e Ciências do Movimento Cultural Arte Manha, e jovens meninas caravelenses representantes da Escola do Mar, se uniram ao Projeto Meros do Brasil, para dar novas cores a uma área de 30 metros de comprimento e quase três de altura. “A obra ilustra valores simbólicos, econômicos e sociais dentro do ecossistema manguezal e vidas comunitárias, com o foco nas espécies residentes, migratórias e o peixe mero. Os manguezais de Caravelas, representam a subsistência de muitas famílias que vivem da pesca artesanal e do turismo ecológico”,contextualiza Dó.

 

 

Arte, ciência e equidade de gênero

 

O trabalho faz parte das oficinas de grafite realizadas pelo Projeto Meros, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Desde 2018, foram cinco oficinas realizadas com o objetivo de compartilhar com o público jovem técnicas de grafismo, e de mostrar como as artes podem ser aliadas da conservação marinha em ambientes urbanos de diversas maneiras.

 

“Além de ajudar na divulgação das produções científica, da cultura e educação, os resultados que almejamos são os impactos, neste caso, diretamente sobre as jovens mulheres participantes da iniciativa, na perspectiva de um turismo mais ordenado e com uma maior partilha dos ganhos”, explica Dó.

 

O painel será uma das obras apresentadas em visitas guiadas pelas alunas d’A Escola do Mar, que tem como propósito estimular e fortalecer a participação das mulheres no Turismo Comunitário das Unidades de Conservação no município de Caravelas e região. A partir da arte, população e viajantes poderão entender melhor como funcionam os manguezais; qual a sua importância para a região e para a conservação de espécies criticamente ameaçadas como o mero; e colaborar com a preservação deste ecossistema sociocultural essencial a tantas vidas.

 

 

Primeiros visitantes

 

Em sua primeira visita ao “Berçário da Itajara”, as crianças da Creche Municipal Casulo Sossego da Mamãe “ficaram encantadas e curiosas com as figuras representadas no muro”, nos conta Lívia Cristina, diretora da instituição.

 

“A pintura do painel, foi uma experiência fantástica, temos muito material a ser explorado ali pelas crianças da creche, que vão ter a oportunidade de aprender mais sobre os mangues e os meros. A equipe muito comprometida e atenciosa com o projeto, nos deixou muito segura em relação ao trabalho que seria realizado. A obra ficou educativa e uma vez que a comunidade começar a olhar o nosso manguezal nas paredes, acredito que já vem a reflexão sobre o que é esse ambiente e porquê devemos protegê-lo”, complementa Lívia.

 

 

Muros pelos Meros

 

O “Berçário de Itajara” é o sexto “Muro pelos Meros” grafitado em áreas urbanas ao longo da costa brasileira, e o terceiro a ser reproduzido em Caravelas, cidade que é porta de entrada do Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Conheça as outras obras e suas criadoras e criadores através do Google Maps ou Google Earth, clicando nos links. Os endereços também estão em cada foto para que você possa conferir pessoalmente o acervo de rua dos Itajaras se estiver por perto de algum desses lugares.